quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CET-Meriti: orientação em busca da mobilidade urbana

A Coordenação de Engenharia de Tráfego de São João de Meriti (CET-Meriti) é o órgão executivo de trânsito do município. Ele conta com 21 agentes, um coordenador e nove viaturas (quatro carros e cinco motos) para regulamentar sobre a circulação e a parada dos veículos na cidade como também os transportes concedidos na área municipal. E assim, tem o dever de promover a mobilidade à cidade.
Segundo o subsecretário de Trânsito da Secretaria de Segurança e Transporte, coronel Rogério Lira, a principal função dos agentes de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é a orientação de condutores e pedestres, ficando a repressão somente utilizada em casos extremos. “A orientação é tão importante em quanto forma de educar o motorista que o próprio legislador fez previsão no CTB para que parte da arrecadação das multas seja empregada em campanhas educativas de trânsito. E mais, destinou uma semana especialmente para o assunto”, pontuou coronel Lira.

Foto Ronaldo Bapt
A CET-Meriti, de acordo com o seu coordenador, Roberto Aguieiras, trabalha dia e noite com seus agentes de trânsito para dar maior fluidez ao tráfego, buscando a mobilidade urbana, principalmente nos horários de pico, em que circulam 1,8 mil veículos por hora em cada faixa da Avenida Automóvel Clube, por exemplo. “Eles também verificam constantemente o trânsito para checar se há alguma irregularidade, como em caso de acidentes, e, então, contornar a situação para que o tráfego no local não seja prejudicado”, explicou.
Na conjuntura atual da cidade, em que obras fazem parte do dia a dia do cidadão meritiense, os agentes de trânsito estudam a melhor alternativa para modificar as rotas das ruas, sempre focados na mobilidade urbana da cidade.
Nesse intuito, a CET-Meriti faz estudos para criar rotatórias nos pontos de conflitos para dar maior circularidade. Para tal, são necessárias obras físicas, ainda em planejamento.
A CET-Meriti também tem como responsabilidade fixar a velocidade de circulação do veículo nas vias do município com a colocação de fiscalização eletrônica e placas de regulamentação, indicar o tempo semafórico e determinar quais são as vias arteriais (aquelas de muita movimentação, com trânsito de ônibus, e integração entre os bairros), coletoras (liga as arteriais) e locais.
Os transportes concedidos em São João de Meriti são táxi, com 600 unidades; transporte escolar, cerca de 200 concessões; e linhas municipais de ônibus, que equivalem a uma frota de 98 veículos.
Ao todo, entre agentes da CET-Meriti e guardas civis municipais, 52 homens trabalham no trânsito para manter a mobilidade urbana. Por turno, são de 20 a 25 nas ruas.

 por.Marcia Rosario

15 comentários:

  1. Gostaria imensamente que fosse feito uma vistoria na rua Faisão entre os nº40 até 0 38. UM cidadão residente entre esses nºs, faz a rua e o portão de seus vizinhos de oficina de veículos velhos.
    Vários veículos enguiçados em cima das calçadas e próximo ao meio fio, onde as pessoas não podem nem circular.
    E ainda atrapalhar a saída dos carros das garagens próximas.
    Desde já agradeço a vossa compreensão...

    ResponderExcluir
  2. Ontem, domingo dia 09/09/2012 fecharam a ua Manoel Gama, para uma cervejada, principal acesso à via LIGHT por Tomazinho sem nenhuma orientação. Isto é uma falta de respeito com todos que precisam acessar aquela via.

    ResponderExcluir
  3. Por favorme oriente como posso agilizar um sinal de transito ,aqui para rua antero pinto pereira transvesal com santos dumont em jardim meriti,os acidentes estão constantes as vezes chega a três por semana.Os veiculos passam com muita velocidade neste cruzamento e a intencidade de veiculos e imensa.Obrigada,aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  4. entre em contato com a
    Ouvidoria Prefeitura de São João de meriti
    Ramal 258 TEL 2651-1001

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Em são João de Meriti no centro AV.Getulio de Moura e a Principal para o centro comercial de São João de Meriti-RJ Mais aqui a impunidade prevalece pois os governantes e responsáveis pela fiscalização de transito não tomão providencias já foram feitas varias denuncias nada adiantou carros que moram nas calçadas e pedestres que são obrigados a andar nas ruas comércios e prestadores de serviços claro que nem todos estão irregulares e ainda tomam conta das calçadas com seus carros e instrumentos de trabalho que não deveriam estar nas calçadas muito menos morando nelas chegado a noite piora os carros nas calçadas e pedestres nas ruas.
    Fora os carros que nem era para circular nas ruas.
    Não tendo nenhum lazer com a família e nem com as crianças e com pessoas especiais e cadeirantes e as mães com os seu carrinho de bebê e ai senhor prefeito de São João de Meriti-RJ Vamos tomar algumas providencias seus eleitores vão te agradecer muito. Isto e obrigação de vocês não e para botar culpa nas pessoas dizendo que e de nuncia. .

    ResponderExcluir
  8. Para os pedestres sempre foi difícil transitar nas calçadas de São João Meriti, um absurdo! Parece cidade sem lei. O problema é grave porque em muitos pontos da cidade, especificamente na Av. Automóvel Clube, são os carros que ocupam os lugares destinados aos pedestres. Estacionar em local proibido é uma infração grave. Além de multa, quem comete esse tipo de infração pode ter o carro removido para o pátio. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro:
    Art. 181. Estacionar o veículo:
    VIII - no passeio ou sobre faixa destinada à pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público:
    Infração - grave;
    Penalidade - multa;
    Medida administrativa - remoção do veículo;
    O que mais se vê pela cidade de São João de Meriti é carro estacionado em lugar indevido. Quando os motoristas resolvem parar em cima da calçada, sobra para o pedestre, que acaba se arriscando e tendo que transitar pela pista de rolamento. Esta situação é freqüente, principalmente em Vilar dos Teles na Av. Automóvel Club.
    A infração para quem estaciona na calçada (passeio) é considerada grave e a multa é de R$127. Quando a placa indica que é proibido parar e estacionar, a infração é grave e a multa é do mesmo valor. Ou seja, além da multa perde 10 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

    ResponderExcluir
  9. O Pet Shop "Cervino" que fica situado em frente a estação de Agostinho Porto infelizmente faz o transporte dos animais para tosa e banho em uma espécie de caçamba gigante puchada por uma moto e não tem nenhum tipo de abertura para que os animais possar respirar, alem de não ter nenhuma estabilidade, podendo causar sérios acidentes de trânsito.

    ResponderExcluir
  10. POR FAVOR ALGUM RESPONSAVEL DA CET TOME UMA INICIATIVA POR VIR CONSERTAR O SINAL DA AV: AUTOMOVÉL CLUBE EM FRENTE A ESCOLA ESTADUAL ANIBAL.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! gostaria da ajuda de vocês, moro em São mateus, vila união, são joão de meriti, na travessa Ana lima, tem um senhor que trabalha de mecânico aqui na rua, o problema é que tem mais de 10 carros velhos, enferrujados sem roda, pela metade, tudo estacionado no meio da rua, nós moradores não temos como entrar de carro,tem pessoas que chegam do trabalho de madrugada em casa e não tem como entrar com o carro, já pedimos com educação,já imploramos,ele fala que vai tirar e nunca tira, e a casa dele é uma lixeira só, ele cria porco, cachorro, galinha tudo dentro de casa, as vezes esses porcos ficam passeando pela rua, temo pq pode ter água parada lá, e se propagar a dengue, ratos, a situação é desesperadora!!!!!

    ResponderExcluir
  12. CET Meriti por favor venha a rua PARAÍBA isso aqui está sem sem dono, nos ajudem. Oficinais com carros nas calçadas, veículos abandonados, carros que param em frente as garagens...por favor, nos ajude. RUA PARAIBA, CENTRO DE SAO JOÃO.

    ResponderExcluir
  13. CET Meriti por favor venha a rua PARAÍBA isso aqui está sem sem dono, nos ajudem. Oficinais com carros nas calçadas, veículos abandonados, carros que param em frente as garagens...por favor, nos ajude. RUA PARAIBA, CENTRO DE SAO JOÃO.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, gostaria que fosse feito uma vistoria na rua Palmares aqui no parque Araruama ou Parque Novo Rio,pois tem uma oficina mecânica usando toda extensão da rua Palmares como deposito de carros dando esconderijo para assaltantes inclusive uma pessoa já foi seqüestrada.

    ResponderExcluir
  15. a rua fenicia na praça dabandeira é risco de vida para pedestres, pois as calçadas são ocupadas por carros velhos ,entulhos, ocupam as calçadas com lava jatos, oficina mecanica, há carros estacionados nos dois lados da rua e as calçadas ocupadas então temos que ter asas para andar na rua fenicia, gostaria de fiscalização

    ResponderExcluir