sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Órgãos municipais recebem capacitação de administração de abrigos temporários


Trinta e duas pessoas, representando as secretarias da Prefeitura de São João de Meriti, participaram hoje (17) do Curso Básico de Administração de Abrigos Temporários, ministrado pela Defesa Civil. A capacitação aconteceu durante todo o dia no Meriti Previ.
De acordo com o subsecretário de Defesa Civil da Secretaria de Ambiente e Defesa Civil (Semadec), major Alexandre Silveira, o curso, previsto no Plano de Contingência, capacita possíveis gerenciadores de abrigos temporários e pontos de apoio. “Estamos nos preparando para os desastres naturais em virtude do período chuvoso, de 15 de novembro a 15 de abril, quando há estatísticas pluviométricas mais intensas”, disse o major.
Ele explicou que, numa situação de catástrofe, há necessidade de uma gestão integrada com a participação dos diversos órgãos municipais. “Isso porque o desastre possui muitas questões específicas, desde ações sanitárias a religiosidade.”
No decorrer da capacitação, foi evidenciado aos alunos as nuances para administração de um abrigo, como, por exemplo, tratamentos de segurança, das crianças, de animais e de portadores de deficiência; alimentação; logística; salubridade do ambiente; e saturação do espaço físico. Para isso, foram tratados os seguintes temas: administração de abrigo, conceitos básicos de desastre, biosegurança, água e estruturação, trato com os alimentos, atenção psicossocial, recreação no abrigo, entre outros.

Foto Luiz Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário