quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Éden ganha obras que vão transformar a vida dos moradores e comerciantes

Um dos mais importantes bairros de São João de Meriti, Éden foi escolhido para uma série de intervenções que vão dar orgulho aos moradores e ajudar no desenvolvimento da cidade como um todo. As obras contemplam tanto o lazer e o bem-estar dos moradores como o comércio, favorecendo o crescimento econômico e a oferta de empregos no bairro.
Compostas por um calçadão e duas praças, com o beneficiamento de todo o entorno com obras de drenagem, pavimentação, iluminação e sinalização, as intervenções são resultados de emendas parlamentares e devem ficar prontas em 2012

Calçadão de Éden
Foi pensando no rápido crescimento comercial registrado no bairro de Éden e no conforto dos clientes que vão ao local em busca de mercadorias que a Prefeitura decidiu transformar a Rua Délio Guaraná em um amplo e bem planejado calçadão. Todo o entorno será beneficiado com obras de pavimentação e novas calçadas, fortalecendo ainda mais o comércio local. As obras começaram em setembro e tem previsão de término em 2012.

Com 665 metros de extensão, a Rua era de circulação de veículos, mas a grande concentração de pedestres e a insuficiente capacidade de fluência das calçadas provocavam enorme confusão na região. O calçadão começará na Praça Demóstenes Roquette e irá até a Avenida Goiânia.

O calçadão contará com canteiros gramados e árvores para proporcionar sombra nos dias mais quentes, quiosques para alimentação e bancos de concreto com cobertura de policarboneto.

A iluminação virá de oito postes metálicos cônicos, equipados com duas luminárias de lâmpadas a vapor de sódio.

Praça de Éden
Próxima ao futuro calçadão, a Praça de Éden também está passando por obras e será totalmente reformulada. O equipamento completará, com o calçadão, e a Praça Goiânia, as obras de revitalização no bairro.
Localizada entre a Av. Dr. Délio Guaraná e a Rua Manoel Alves de Carvalho, a praça com 810 M², está ganhando equipamentos modernos e sistema de drenagem pluvial.  Cerca de 60% das obras já estão concluídas, faltando ainda a instalação de equipamentos e a iluminação.

A praça também vai ganhar equipamentos de ginástica para a terceira idade, uma área de recreação para crianças com conjunto de brinquedos em polietileno e rampas de acesso com piso tátil, que facilitarão o acesso de pessoas com necessidades especiais, além de bancos e mesas de jogos em  concreto.

Praça Goiânia
A terceira obra do conjunto de intervenções que vão transformar o bairro de Éden é a Praça Goiânia, cujas obras já começaram e deverão ser concluídas em 2012.
Localizada entre as avenidas Goiânia e Ipameri e as ruas Cristalina e Caldas Novas, com 840m², a Praça Goiânia constitui um importante espaço de lazer para a comunidade local. A quadra de futebol será restaurada, com colocação de grama sintética, instalação de iluminação para uso noturno e alambrado.

A exemplo da Praça de Éden, serão instalados equipamentos de ginástica para a terceira idade, mesa de jogos e bancos em concreto armado e a acessibilidade será garantida com a instalação de rampa com piso tátil.

Foto Luiz Alberto

por:Marcia Rosario

Nenhum comentário:

Postar um comentário