terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ProJovem Urbano forma 500 alunos na Lona Cultural

Dezembro de 2011 marca uma nova fase na vida de 500 meritienses que, na noite do dia 16 de dezembro, se formaram pelo projeto ProJovem Urbano, convênio entre a Prefeitura de São João de Meriti e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), executado pela secretaria municipal de Trabalho e Renda, em parceria com a secretaria municipal de Educação e Cultura. A emocionante cerimônia de formatura aconteceu na Lona Cultural Serginho Meriti, na Praça dos Três Poderes, com presença do prefeito Sandro Matos, de secretários e autoridades municipais.
O projeto é voltado para jovens com idades entre 18 e 29 anos que, durante 18 meses, além de completar Ensino Fundamental, receberam qualificação profissional para atendente de telemarketing e agente de saúde. Durante o curso, os alunos receberam bolsa mensal de R$ 100.
Foto Ronaldo Bapt
O Prefeito Sandro Matos se emocionou ao falar sobre o trabalho.“Só tem uma solução para nossa cidade: qualificar os cidadãos. É isso que estamos fazendo hoje, mas o fato de se formarem só aumenta a responsabilidade de vocês, que devem continuar sonhando, se esforçando e conquistando novas vitórias. Sabemos que muitos de vocês já são pais e mães e que muitas vezes tiveram que largar suas casas e seus filhos para irem à aula e eu parabenizo vocês por isso. Vocês são vencedores e dão orgulho a essa cidade”, disse.
Orador da sua turma, Paulo Roberto Santos Filho é uma amostra da força que moveu esses jovens. Portador de Distrofia Muscular Progressiva, uma doença degenerativa, ele concluiu o curso de Telemarketing. Até conhecer o projeto, eu não fazia nada, passava os meus dias sem objetivo. Quando comecei, muita gente dizia que eu não conseguiria, mas eu sabia que podia. Agora eu quero mais. Minha vida recomeçou”, declara o jovem, cadeirante desde os 26 anos.
Paulo Roberto foi um dos felicitados pelo secretário de Trabalho e Renda, Oto Janes Oliveira. “Hoje é a coroação do trabalho dos professores e do empenho dos alunos. Vocês estão de parabéns, tanto alunos como diretores, que abriram suas escolas”, disse, referindo-se aos gestores das escolas municipais Cristovam Berberéia, Deputado Lucas de Andrade Figueira e Ignácio Lucas, onde foram ministradas as aulas. O secretário terminou com agradecimento: “Em nome dos alunos e professores, nós agradecemos a Prefeitura de São João de Meriti, que fez isso possível”, finalizou. A secretária de educação e Cultura, Eneila de Lucas também mostrou contentamento com o projeto. “O funcionamento do ProJovem acrescentou muito às nossas escolas e por isso somos gratos”, afirmou.
Também presente ao evento, o deputado federal Marcelo Matos (PDT) aproveitou a cerimônia para dar boas notícias: “No próximo ano teremos 3 mil vagas do (projeto) ProJovem Trabalhador e mais 600 para o ProJovem Urbano”, disse, acrescentando que a Escola Técnica Federal, que será inaugurada na Venda velha, disponibilizará 1.200 vagas, a partir de 2013. O evento teve a participação do secretário de Integração Governamental, Beto Matos, que levou muitos formandos e familiares deles às lágrimas ao contar uma história que ilustrava a importância de cada um acreditar em si para realizar sonhos. “A primeira pessoa que tem que acreditar em você é você mesmo!”, afirmou.

 por.Marcia Rosario

Nenhum comentário:

Postar um comentário